Após pressão da Aprosoja-MA, governo estadual vai revisar taxa sobre exportação de grão

soja-ma-150x150-1 Após pressão da Aprosoja-MA, governo estadual vai revisar taxa sobre exportação de grão

O governo do estado do Maranhão se comprometeu a apresentar até o dia 23 de abril uma proposta de redução da Contribuição Especial de Grãos (CEG). A medida foi acordada durante reunião realizada nesta terça-feira (16) com representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho do Maranhão (Aprosoja-MA).

A cobrança da taxa de 1,8%, que entrou em vigor em fevereiro por meio da Lei Estadual nº 12.428/2024, está suspensa desde março, após decisão judicial favorável à Ação Civil Coletiva movida pela entidade. A Aprosoja-MA contesta a constitucionalidade da norma e os impactos econômicos sobre o setor.

Segundo o presidente da associação, José Carlos Oliveira de Paula, estimativas apontam que a arrecadação total com a CEG pode ultrapassar R$ 600 milhões, sendo R$ 550 milhões oriundos apenas da soja. A medida, segundo ele, pode provocar uma redução de até 15% na margem líquida dos produtores.

“O secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, se comprometeu a apresentar uma nova proposta com redução da alíquota da CEG até o dia 23 de abril, para que possamos submeter os termos à apreciação da diretoria e dos associados”, afirmou José Carlos, ao Agro Estadão. 

A Aprosoja-MA aguarda agora a proposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-MA) para avaliar os próximos passos.

O post Após pressão da Aprosoja-MA, governo estadual vai revisar taxa sobre exportação de grão apareceu primeiro em Agro Estadão.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e Após pressão da Aprosoja-MA, governo estadual vai revisar taxa sobre exportação de grão Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."

Deixe seu comentário

Deixou passar? Leia agora!