Cecafé e Mapa discutem entraves na exportação de café à Turquia

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) reuniu-se com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para tratar dos desafios logísticos que afetam a emissão de certificados fitossanitários para exportação de café à Turquia. O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 10, em Santos (SP).
Desde janeiro de 2024, os atrasos e alterações nas escalas dos navios nos principais portos brasileiros têm superado 60%, segundo dados compilados pelo Cecafé. As empresas exportadoras argumentam que para atender à regulação da Turquia estão sendo necessárias várias reinspeções e tratamentos, por conta dos atrasos e rolagens de cargas dos navios.
“Além de todo o prejuízo que geram aos exportadores com gastos extras e imprevistos, esses entraves logísticos nos portos também impactam a emissão dos certificados fitossanitários para a exportação a países como a Turquia, que possui exigência para que a data do tratamento sanitário e o embarque efetivo não excedam o prazo máximo de 14 dias”, explicou, em nota, Eduardo Heron, diretor Técnico do Cecafé.
Segundo Heron, os representantes do Ministério demonstraram receptividade ao tema e informaram que estão elaborando orientações específicas para os fiscais agropecuários. “Eles informaram que, em breve, darão retorno ao nosso pleito, provavelmente trazendo uma solução que atenda às empresas exportadoras de café no que se refere à mitigação desse risco”, conclui Heron.
O post Cecafé e Mapa discutem entraves na exportação de café à Turquia apareceu primeiro em Agro Estadão.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Tweet
- Compartilhar no Tumblr
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
- Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
Relacionado
"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."
Deixe seu comentário