Centro-sul terá semana de tempo firme, frio e alerta para geadas
Após a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, a tendência é de uma semana de tempo mais firme e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A estabilidade é resultado da atuação de uma massa de ar seco e frio sobre a região, segundo a Tempo OK Meteorologia.
Entre terça-feira, 29, e quinta-feira, 01, há possibilidade de geada fraca em áreas produtoras entre a fronteira com o Uruguai e o sul do Paraná, especialmente nas serras gaúcha e catarinense e em pontos isolados do sul do Rio Grande do Sul e do sul do Paraná. As mínimas previstas pela Tempo OK são:
- Sul do Rio Grande do Sul e sul do Paraná: entre 5°C e 8°C
- Serras gaúcha e catarinense: entre 4°C e 6°C

“No geral, as temperaturas máximas ficam entre a média e abaixo da média em toda a metade sul, tanto pela atuação da massa de ar frio, quanto pela nebulosidade deixada pela passagem da frente fria”, destaca a meteorologista da Tempo OK, Ana Penna.
Enquanto o Sul enfrenta temperaturas mais baixas, o calor continua intenso no Nordeste. As temperaturas seguem acima da média na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), além de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Tempo instável na metade norte do país
Na metade norte do país, a semana será marcada por tempo instável e condições favoráveis à chuva, principalmente entre o Acre e o Amapá, além do Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul da Bahia.
No Centro-Oeste, pancadas isoladas e de baixos volumes devem ocorrer entre Goiás e Mato Grosso, principalmente a partir de terça-feira.
No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), se houver chuva, será de forma irregular e passageira, concentrada principalmente no oeste da Bahia, sem potencial para reverter a condição de solo seco.

Maio começa com chuvas abaixo da média
O início de maio será caracterizado por chuvas esparsas e acumulados pouco expressivos, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica no centro-sul do Brasil. Entre a primeira e a segunda quinzena do mês, são esperados acumulados de chuva moderados na região, mas sem avanço significativo em direção ao Sudeste.
Com a chegada do período seco e a redução de sistemas meteorológicos passageiros, as chuvas devem ficar muito abaixo da média no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Já no Sul, apenas o Rio Grande do Sul deve atingir a média climatológica de precipitação, favorecido pelo posicionamento dos sistemas atmosféricos ao longo do mês.
O post Centro-sul terá semana de tempo firme, frio e alerta para geadas apareceu primeiro em Agro Estadão.
Share this content:
Deixe seu comentário