Coalização de Integridade do Mercado de criptomoedas lança novo padrão para corretoras

Auditoria em empresa do mercado de criptomoedas
Auditoria-em-empresa-do-mercado-de-criptomoedas-1200x675-1 Coalização de Integridade do Mercado de criptomoedas lança novo padrão para corretoras

Fundada por grandes empresas do mercado de criptomoedas, como a Coinbase, Circle, BitMEX, e com membros como OKX, entre outros, a Coalização pela Integridade do Mercado de Criptomoedas (cuja sigla em inglês é a Crypto Market Integrity Coalition – CMIC), anunciou nos últimos dias um novo padrão para empresas do setor.

Com 55 membros de grande protagonismo no ecossistema, a CMIC divulgou o novo documento a todo o público interessado.

Desta forma, apresenta uma forma de autorregulação para que empresas e corretoras reforcem seu compliance.

CMIC publica padrão global para formação de mercado com criptomoedas e reforça compromisso com integridade, transparência e regulação internacional

A versão final do documento “Industry Standard for Market Makers in Digital Assets“, publicada pela CMIC, estabelece diretrizes para empresas que atuam como formadoras de mercado das criptomoedas.

O material apresenta uma estrutura ética e operacional voltada à preservação da integridade do mercado. Assim, tem foco em transparência, prevenção de abusos e cumprimento de exigências regulatórias, tanto locais quanto internacionais.

Um dos pontos centrais do documento é a gestão de conflitos de interesse, com recomendações para garantir que decisões de negociação e estrutura de governança priorizem os interesses dos clientes em relação a possíveis pressões de acionistas, membros do corpo diretivo ou funcionários com incentivos pessoais.

A CMIC orienta que as empresas adotem políticas internas rígidas, divulguem as fontes de conflito de forma clara e evitem o favorecimento de partes envolvidas no processo de execução de ordens.

Prevenção de abusos por empresas

O padrão também trata da prevenção de abusos de mercado, incluindo manipulações específicas do setor cripto. Entre os exemplos está a prática de spoofing, wash trading, manipulação via mídias sociais e distorções baseadas em oráculos.

As diretrizes sugerem o uso de ferramentas tecnológicas de vigilância em tempo real, assim como auditorias periódicas, treinamento em conduta ética e criação de canais internos para reporte e correção de práticas suspeitas.

A adoção dessas medidas é considerada essencial para fortalecer a confiança dos investidores e a solidez estrutural do ecossistema digital.

No âmbito internacional, o documento reconhece a importância de adequar práticas de mercado às variações regulatórias entre jurisdições.

Além disso, o texto propõe que formadores de mercado estabeleçam políticas específicas conforme as exigências locais, sem abdicar dos princípios fundamentais de transparência e ética.

Engajamento com reguladores deve ser contínuo

A CMIC defende o engajamento contínuo com reguladores e grupos do setor para buscar uma harmonização global e facilitar a atuação responsável em mercados transfronteiriços.

Por fim, a publicação conclui que a adesão aos padrões propostos é indispensável. O objetivo é o de criar um mercado de criptomoedas mais resiliente, sustentável e digno de confiança institucional.

Fonte: Coalização de Integridade do Mercado de criptomoedas lança novo padrão para corretoras

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e Coalização de Integridade do Mercado de criptomoedas lança novo padrão para corretoras Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."

Deixou passar? Leia agora!