“Comentários inaceitáveis e obscenos”: por que EUA expulsaram embaixador sul-africano

 “Comentários inaceitáveis e obscenos”: por que EUA expulsaram embaixador sul-africano

(Bloomberg) – Comentários do embaixador da África do Sul sobre o governo Trump foram “inaceitáveis” e “obscenos”, disse a porta-voz do Departamento de Estado Tammy Bruce nesta segunda-feira (17), fornecendo mais explicações sobre o motivo pelo qual o diplomata não é mais bem-vindo em Washington.

O secretário de Estado Marco Rubio declarou o embaixador Ebrahim Rasool “persona non grata” na sexta-feira (14), depois que ele disse que Trump e seus apoiadores são efetivamente um movimento “supremacista” projetando “vitimização branca”.

“Essas observações foram inaceitáveis ​​para os Estados Unidos”, disse Bruce em um briefing. “Não apenas para o presidente, mas para todos os americanos. Elas eram bastante obscenas quando se tratava da natureza do que foi alegado.”

Rasool deve deixar os EUA até sexta-feira (21), disse Bruce, uma semana após a equipe do Departamento de Estado se reunir com diplomatas sul-africanos para comunicar sua decisão.

Bruce disse que os comentários de Rasool vieram em meio a outras posições do governo sul-africano que a Casa Branca considera problemáticas. Isso inclui leis de terras que Trump e Rubio alegam serem injustas para com fazendeiros sul-africanos brancos, um “relacionamento crescente” com a Rússia e o Irã e acusações de genocídio contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça.

A disputa racialmente carregada entre os dois países foi parcialmente estimulada por Elon Musk, conselheiro bilionário e sul-africano de Trump, que espalhou uma teoria conspiratória sobre “genocídio” contra os fazendeiros brancos da África do Sul.

Trump assinou uma ordem executiva interrompendo a assistência estrangeira dos EUA à África do Sul e declarou que o sistema de refugiados dos EUA daria prioridade aos africâneres “vítimas de discriminação racial injusta”.

O governo Trump alegou que a África do Sul está expropriando suas terras, embora as autoridades não tenham confiscado nenhuma terra privada desde o fim do apartheid em 1994.

A declaração de Rubio sobre Rasool veio depois que seus comentários, feitos durante um longo evento virtual com um think-tank em Joanesburgo, foram relatados pelo Breitbart News na semana passada.

The post “Comentários inaceitáveis e obscenos”: por que EUA expulsaram embaixador sul-africano appeared first on InfoMoney.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e “Comentários inaceitáveis e obscenos”: por que EUA expulsaram embaixador sul-africano Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."

Deixou passar? Leia agora!