Skip to content
Variedades Online

Variedades Online

Um espaço com conteúdo atual e diversificado.

Promo banner
Primary Menu
  • Início
  • Privacidade
  • Contato
  • Ajuda
  • Sobre
  • Parceria
  • Recomendadas
  • Amazon
  • Telegram
  • Política de Privacidade
  • Oportunidades
  • Versículos Bíblicos
  • Home
  • Curiosidades
  • Formiga-infernal que existiu no Nordeste brasileiro é a mais antiga do mundo
  • Atualidades
  • Curiosidades
  • Revista Pesquisa

Formiga-infernal que existiu no Nordeste brasileiro é a mais antiga do mundo

galdinopinto 07/06/2025

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Tweet
  • Compartilhar no Tumblr
  • Pocket
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
rpf-formiga-infernal-fossil-2025-06-800

Grandes dinossauros e répteis voadores não eram os únicos perigos da Terra 100 milhões de anos atrás. Pelo chão dessa paisagem ancestral andavam formigas com cerca de 1,5 centímetro (cm). Elas tinham asas, mandíbulas afiadas com formato de foice e um ferrão, e podiam ser um verdadeiro incômodo.

A aparência hostil desses insetos, classificados na subfamília Haidomyrmecinae, rendeu a eles o apelido de formiga-infernal. Um artigo publicado em maio na revista científica Current Biology revelou que a espécie mais antiga desse grupo já extinto, nomeada Vulcanidris cratensis, viveu há 113 milhões de anos nas terras do atual município do Araripe, Ceará, no Nordeste do Brasil. O fóssil foi identificado como parte da formação Crato, uma unidade geológica que fica na divisa de três estados: Ceará, Pernambuco e Piauí.

É a primeira espécie de formiga-infernal encontrada no Brasil. Desde 2008, paleoentomólogos já haviam classificado 12 espécies a partir de fósseis encontrados em âmbar de Mianmar, na Ásia, uma espécie nos Estados Unidos e outra na França. O fóssil brasileiro é o mais antigo deles.

A presença das formigas no Brasil mostra que a distribuição desses insetos era muito maior do que se pensava. Nessa época, os continentes estavam divididos em dois grandes blocos chamados Laurásia, que englobava o atual hemisfério Norte, e Gondwana, que juntava as atuais América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida. “Todas as espécies encontradas antes estavam na Laurásia. Agora sabemos que elas estavam tanto no hemisfério Norte quanto no Sul”, conta a entomóloga Gabriela Procópio Camacho, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP).

Antes da recente descoberta, os pesquisadores sabiam, por estudos genéticos em formigas atuais da América do Sul e África, que as primeiras espécies desses insetos tinham surgido no continente sul-americano. “O problema é que, apesar disso, os fósseis mais antigos conhecidos eram do hemisfério Norte, particularmente da Ásia”, conta Camacho. “A descoberta dessa nova espécie no Ceará, com cerca de 110 milhões de anos, indica se tratar da formiga mais antiga conhecida até hoje, de um grupo considerado bem primitivo, o que fortalece a ideia de que a América do Sul teve um papel central no início da história evolutiva das formigas e pode ter sido um dos lugares onde elas começaram a se diversificar.”

Há 100 milhões de anos, a região onde agora é Mianmar era quente, chuvosa e coberta por uma vegetação fechada típica de florestas tropicais úmidas. Na mesma época, segundo registram os sedimentos da formação Crato, o ambiente era de clima seco, com lagos rasos, estações marcadas e uma vegetação bastante variada, com árvores coníferas, samambaias e algumas plantas com flores – as primeiras do mundo. “Isso mostra que as formigas-infernais tinham uma boa capacidade de adaptação, o que pode explicar como elas conseguiram se espalhar por várias partes do planeta durante o Cretáceo.”

A descoberta foi fruto do acaso. “O fóssil foi doado junto a outros por uma família que tinha uma coleção particular. Quando começamos a fazer a curadoria, vimos esse inseto que não se parecia com nenhum outro que conhecíamos no Brasil”, conta Camacho. O primeiro autor do artigo, Anderson Lepeco, biólogo em treinamento técnico no MZ-USP, com bolsa da FAPESP, lembrou dos fósseis de formiga-infernal de Mianmar. Os pesquisadores decidiram, então, fazer um exame tomográfico no novo achado para estudar o corpo do inseto em 3D e confirmar a identificação.

rpf-formiga-infernal-fossil-2025-06-800 Formiga-infernal que existiu no Nordeste brasileiro é a mais antiga do mundo

Anderson Lepeco / USPFóssil da formação Crato: corpo inteiro preservadoAnderson Lepeco / USP

O excelente estado de preservação do fóssil e a anatomia particular desses insetos ancestrais facilitou o trabalho. “As formigas-infernais tinham mandíbulas verticais, usadas para morder de baixo para cima. É completamente diferente das formigas de hoje, que se alimentam com movimentos horizontais”, detalha Camacho.

Essas foices minúsculas eram usadas para carregar alimentos vegetais, como seiva de árvores, e capturar outros insetos. Uma das formigas ancestrais de Mianmar, descrita por pesquisadores dos Estados Unidos e da França, em artigo publicado em 2020 na Current Biology, foi fossilizada em âmbar com as mandíbulas fincadas em outro inseto.

O artigo escrito pelos brasileiros conclui que a raridade de exemplares desse grupo no Crato, onde a única espécie encontrada é V. cratensis, é um indicativo de que as formigas-infernais não eram um predador dominante naquele ambiente. Isso permite, segundo ele, retomar alguns estudos. Em 1989, o zoólogo Carlos Roberto Brandão, do MZ-USP, deu o nome de Cariridris bipetiolata para uma espécie de formiga do Crato. “O problema é que o fóssil estava em uma coleção particular à qual os pesquisadores perderam acesso e a descrição de Brandão foi baseada em um desenho e uma fotografia do fóssil, e não em uma tomografia 3D, como a de V. cratensis”, conta Camacho. “Alguns pesquisadores classificaram o fóssil como uma vespa e a identidade acabou contestada.” A nova publicação dá uma base maior para o trabalho de Brandão, embora Camacho destaque que, por conta das tecnologias usadas, “a nova descoberta é atualmente considerada a primeira formiga fóssil do Crato validada com segurança pela ciência”.

“A tomografia é muito importante porque os detalhes anatômicos que ela revela permitem pensar sobre os modos de vida desses animais”, defende o paleontólogo Gabriel Osés, pesquisador colaborador no Instituto de Física da USP, que estuda fósseis de insetos do Crato e não participou do estudo. Ele ressalta que, no caso dos insetos, é possível entender a relação entre os organismos e as plantas.

O fóssil brasileiro se diferencia dos asiáticos porque é o único em rocha, e não em âmbar. “Isso é uma característica muito particular da formação Crato, conhecida pela preservação excepcional tanto de grandes animais quanto de insetos e outros artrópodes”, conta Osés. Nessa formação, há dois tipos de calcário onde é possível encontrar fósseis. Em um deles, escuro pela abundância de matéria orgânica no passado, a preservação dos animais era mais precária. O outro, de cor bege, era rico em um mineral chamado pirita, que, quando oxidado, forma hidróxidos de ferro (ver Pesquisa FAPESP nº 283).

São alguns desses minerais que substituíram os tecidos de vários dos organismos do passado no Crato e preservaram suas estruturas. No caso dos insetos, mais delicados e difíceis de preservar, a fossilização é mais rara do que nos vertebrados, mas, quando ocorre, pode preservar o corpo inteiro dos artrópodes, incluindo os tecidos moles.

Estudar essas formas de vida é essencial para entender melhor os ambientes ancestrais. “As formigas de hoje são grandes engenheiras de ecossistemas”, conta Camacho. “Elas tornam o solo mais poroso, facilitando a entrada de água e favorecendo a fertilidade.” Também transportam sementes e controlam a quantidade de pragas ou plantas invasoras que fazem parte da sua dieta. “Podemos considerar que, no passado, elas também desempenharam um papel importante”, sugere.

Artigos científicos
LEPECO, A. et al. A hell ant from the Lower Cretaceous of Brazil. Current Biology. v. 35, n. 9. 5 maio 2025.
BARDEN, P. et al. Specialized predation drives aberrant morphological integration and diversity in the earliest ants. Current Biology. v. 30, n. 19. 5 out. 2020.

Compartilhe este conteúdo:

1f91e Formiga-infernal que existiu no Nordeste brasileiro é a mais antiga do mundo Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Continue Reading

Previous: Arroba do boi gordo teve valorização na semana; alta deve continuar em junho?
Next: Heatmap realiza ações com o KTO Minas em praça de BH

Artigos Relacionados

Jovem com mochila subindo uma escada feita de livros em direção a uma intensa luz dourada no topo, simbolizando o caminho do conhecimento e do crescimento pessoal.
  • Conhecimento
  • Curiosidades
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Estilo de vida

Como Desenvolver uma Mentalidade de Crescimento

galdinopinto 13/07/2025
Mulher sentada em frente a um laptop, com expressão pensativa e preocupada. No espelho à sua frente, seu reflexo mostra uma expressão ainda mais ansiosa e insegura, simbolizando um conflito interno.
  • Conhecimento
  • Curiosidades
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Estilo de vida
  • Informação

Síndrome do Impostor na Carreira

galdinopinto 08/07/2025
imagem que descreve o processo de solicitação de visto para brasileiros, com elementos como o passaporte, checklist de documentos e o calendário para simbolizar o tempo de espera.
  • Atualidades
  • Curiosidades
  • Informação
  • Mundo

Visto para brasileiros: veja quais países exigem

galdinopinto 05/07/2025
Contador de visitas

Artigos Recentes

  • Golpes Mais Comuns na Internet: Como se Proteger?
  • Tabela de Preços das Loterias Caixa: Novidades e Dicas!
  • Lista de Jogos para Ganhar Dinheiro: Guia Completo
  • Como Desenvolver uma Mentalidade de Crescimento
  • O que é Neuroplasticidade: o Poder de Transformação do Cérebro
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2023
  • março 2023

Arquivo

Categorias

  • agenciabrasil
  • Agregador
  • Agro Estadão
  • Airdrop
  • Alimentos
  • Altcoins
  • Animais
  • Apublica
  • Atualidades
  • Bebidas
  • Bloomberg
  • Bnldata
  • Bolão
  • Canal Rural
  • Canaltech
  • Chás
  • Cinepop
  • Cointimes
  • Conhecimento
  • Conselhos
  • Criptomoedas
  • Curiosidades
  • Cursos
  • Debate
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Dietas
  • Dinheiro
  • Economia
  • Estilo de vida
  • Ferramentas
  • Finanças
  • Fintechs e Startups
  • Galileu
  • Infomoney
  • Informação
  • Investimentos
  • Ipea
  • Jogos "play-to-earn"
  • Jogos e Loterias
  • Livecoins
  • Livros
  • Loteria
  • Loteria Camisa 13
  • Moneytimes
  • Mundo
  • Mundo Cripto
  • Notícias
  • Notícias do Agro
  • Opinião
  • Patrocinado
  • Receitas
  • Recomendação
  • Renda Extra
  • Renda Passiva
  • Resumos
  • Revista Pesquisa
  • RevistaOeste
  • Sardinha
  • Saúde
  • Saúde da Mulher
  • Saúde do Homem
  • Sugestão de leitura
  • Tecnologia
  • Trabalho
  • Transações financeiras
  • Utilidade pública
  • vírus

Não deixe de ler isto...

Imagem ilustrativa de um hacker, escudo de proteção digital e cadeados, simbolizando os golpes mais comuns na internet.
  • Estilo de vida
  • Recomendação
  • Tecnologia
  • Utilidade pública

Golpes Mais Comuns na Internet: Como se Proteger?

galdinopinto 22/07/2025
Tabela de Preços das Loterias Caixa
  • Jogos e Loterias
  • Loteria
  • Loteria Camisa 13

Tabela de Preços das Loterias Caixa: Novidades e Dicas!

galdinopinto 20/07/2025
Imagem colorida de dois jovens interagindo em um ambiente digital, com símbolos de bitcoin, moedas, NFT e gráficos de crescimento. Um segura um controle de videogame e o outro usa um headset, representando o universo dos jogos para ganhar dinheiro com criptomoedas e ativos digitais.
  • Criptomoedas
  • Jogos "play-to-earn"
  • Mundo Cripto
  • Recomendação
  • Renda Extra
  • Renda Passiva

Lista de Jogos para Ganhar Dinheiro: Guia Completo

galdinopinto 14/07/2025
Jovem com mochila subindo uma escada feita de livros em direção a uma intensa luz dourada no topo, simbolizando o caminho do conhecimento e do crescimento pessoal.
  • Conhecimento
  • Curiosidades
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Estilo de vida

Como Desenvolver uma Mentalidade de Crescimento

galdinopinto 13/07/2025
  • Início
  • Privacidade
  • Contato
  • Ajuda
  • Sobre
  • Parceria
  • Recomendadas
  • Amazon
  • Telegram
  • Política de Privacidade
  • Oportunidades
  • Versículos Bíblicos
Copyright ©Variedades Online Todos os direitos reservados. | MoreNews by AF themes.
%d