Fórum na Agrishow comemora os 50 anos do Proálcool no Brasil

50 anos do Proálcool

50-anos-do-Proalcool-1-Foto-Edson-Luiz-150x150-1 Fórum na Agrishow comemora os 50 anos do Proálcool no Brasil

Um evento realizado nesta segunda-feira (28) no Centro de Cana, nas dependências do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto (SP), como parte da programação da Agrishow, comemorou os 50 anos do Proálcool no Brasil. 

O programa, lançado oficialmente em 1975, durante o governo de Ernesto Geisel, um dos presidentes militares, foi uma aposta do país diante de um choque nos preços do petróleo no cenário internacional. 

A celebração das cinco décadas do combustível no Brasil, que marcou o início de soluções energéticas renováveis e menos poluentes em território nacional, foi feita durante o Fórum das Câmaras Setoriais do Agronegócio Paulista. O evento contou com a participação do secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, do deputado federal Arnaldo Jardim (CID), do empresário Maurílio Biagi Filho, uma das figuras-chaves para o crescimento do programa, de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, além de representantes de outras entidades do agro brasileiro. 

As maiores atenções, no entanto, estiveram voltadas para Shigeaki Ueki, que era ministro de Minas e Energia durante o governo Geisel na época do lançamento do programa. Durante pouco mais de meia hora, ele lembrou fatos da política econômica da época que motivaram a busca por uma alternativa brasileira aos derivados de petróleo. 

Uma das medidas foi a flexibilização da legislação para a produção de cana-de-açúcar, que antes só podia ser cultivada com autorização do Instituto Nacional de Açúcar e Álcool (IAA), “Com isso, fizemos a disponibilidade de cana aumentar mais de 1000%, o que foi um dos fatores para impulsionar o projeto”, disse. 

Shigeaki-Ueki-ministro-de-Minas-e-Energia-na-decada-de-1970-quando-o-programa-comecou-50-anos-do-Proalcool-Foto-Edson-Luiz Fórum na Agrishow comemora os 50 anos do Proálcool no Brasil
Shigeaki Ueki era o ministro de Minas e Energia na década de 1970, quando o programa começou. Foto: Édson Luiz

Ueki, que também presidiu a Petrobras no governo posterior, de João Figueiredo, afirmou ainda que, inicialmente, o Proálcool foi muito criticado e só passou a ser aceito quando os Estados Unidos “validaram” a tecnologia. Ele acredita que essa dependência de aprovação externa contribuiu para o Brasil ter sido ultrapassado, justamente, pelos americanos e ocupe hoje a segunda colocação mundial na geração do combustível. 

Ueki já manifestou, em várias ocasiões, que considera essa vice-liderança “uma vergonha”. Ele acredita, no entanto, que o Brasil ainda tem condições de ser o primeiro do ranking. 

Semana do Etanol Paulista

Durante o fórum, foi lançada, oficialmente, a Semana do Etanol Paulista, prevista em projeto de lei do deputado estadual Lucas Bove (PL) e aprovada pela Assembleia Legislativa (Alesp) no início de abril. O objetivo é que uma série de atividades referentes ao combustível seja realizada sempre na primeira semana de junho. 

Segundo o deputado, presente ao lançamento, a ideia é que, por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Educação e Agricultura, as escolas recebam palestras, dinâmicas interativas, entre outras ações, para que as crianças e jovens entendam as etapas da produção do etanol e a importância do combustível para o estado. “Explicar que é uma tecnologia renovável, as opções que São Paulo tem para baratear seu custo, enfim, abrir o setor para a molecada aprender, entender e, quem sabe, até se interessar para trabalhar”, declarou Bove. 

*Jornalista viajou a convite da CDI Comunicação

O post Fórum na Agrishow comemora os 50 anos do Proálcool no Brasil apareceu primeiro em Agro Estadão.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e Fórum na Agrishow comemora os 50 anos do Proálcool no Brasil Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."

Deixe seu comentário

Deixou passar? Leia agora!