
A passagem de duas frentes frias deve provocar chuva volumosa na Região Sul do país ao longo desta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados acumulados de cerca de 100 mm, com rajadas de vento que podem atingir 100 km/h e risco de queda de granizo entre quarta, 02, e quinta-feira, 03.
Com o avanço do sistema, o frio se intensificará a partir de quinta-feira, impactando não apenas o Sul, mas também outras regiões. O deslocamento da frente fria do Rio Grande do Sul em direção ao Sudeste causará temporais isolados em Santa Catarina e no Paraná. O Inmet também alerta para a possibilidade de temporais no estado de São Paulo, com rajadas de ventos significativas. Essa condição deve se estender para o centro-sul do Rio Janeiro entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, 04.
A sócia-executiva e meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, informou à reportagem que há previsão de chuva bem expressiva no fim da semana entre o litoral de São Paulo e a região serrana do Rio de Janeiro, com risco para deslizamentos de terra.
Já na região Norte, as chuvas isoladas previstas para esta semana estão associadas ao calor e a umidade, além da influência em altitude da Alta da Bolívia (um sistema de alta pressão atmosférica). A informação foi confirmada pela meteorologista da Tempo OK, Maria Clara Sassaki.
Interior do país tem baixa umidade do solo
Segundo Sassaki, com as chuvas mais concentradas na metade sul, o interior do Brasil começa a apresentar baixos índices de umidade do solo, incluindo regiões produtoras de milho. “No cerrado entre Minas e Goiás, as áreas produtoras estão em fase de emergência e desenvolvimento vegetativo, e essa condição de solo mais seco representa um alerta para os produtores”, ressalta.
A meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, prevê chuvas ao longo da semana nestas regiões, mas de forma espaçada. “Pode chover em áreas de milho segunda safra, por exemplo, em Minas Gerais, São Paulo, além de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e Mato Grosso também”, detalha.
Já na região central da Bahia, as lavouras de milho estão em diferentes estágios, desde a emergência até áreas que já estão em fase de colheita. Segundo Maria Clara Sassaki, “não há previsão de chuva significativa ao longo da semana, algo que também merece atenção quanto à umidade do solo”, alerta.

Queda das temperaturas
Segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista da Tempo OK, a massa de ar frio ganhará força a partir de quinta-feira, derrubando as temperaturas no Sul, Sudoeste e Centro-Oeste. Até o fim da semana, o clima mais ameno pode alcançar até mesmo o sul da Amazônia.
Para o fim de semana, os indicadores meteorológicos preveem a primeira onda de frio do ano que vai atingir o centro-sul do país. Segundo a meteorologista da Nottus, o risco de geada para as áreas produtoras é baixo. No entanto, a meteorologista da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, afirma que nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode ocorrer formação de geada pontual e de fraca intensidade entre os dias 04 e 07 de abril.

O post Frentes frias trazem chuva intensa e queda nas temperaturas apareceu primeiro em Agro Estadão.
Compartilhe este conteúdo: