Greve dos Auditores Fiscais da RFB atrasa publicação de dados sobre criptomoedas

Foto de movimento grevista de auditores fiscais da Receita Federal do Brasil
Foto-de-movimento-grevista-de-auditores-fiscais-da-Receita-Federal-do-Brasil-1013x675-1 Greve dos Auditores Fiscais da RFB atrasa publicação de dados sobre criptomoedas

A greve dos auditores fiscais em andamento por servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), iniciada em dezembro de 2024, tem atrasado a divulgação de dados sobre corretoras e investidores de criptomoedas brasileiros.

Com quase quatro meses de paralisação as consequências da greve já afetaram vários serviços da receita, inclusive o Imposto de Renda 2025.

No caso das criptomoedas, a receita vinha divulgando mensalmente os chamados dados abertos. Dentre as informações, o fisco divulgava o percentual de investidores por gênero, quantidade de empresas e pessoa física, entre outras.

Segundo a Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), a decisão dos Auditores Fiscais por entrar em greve veio como consequência da decisão do governo federal de não apresentar qualquer proposta concreta às reivindicações da categoria.

A classe sempre se mostrou aberta ao diálogo e disposta à negociação, tendo emitido avisos prévios ao governo de que a categoria poderia vir a acirrar a mobilização caso a mesa de negociação não fosse aberta.

RFB recebe dados de todas as corretoras de criptomoedas que operam no Brasil, mas dados sumiram desde a greve

A última divulgação realizada pela receita ocorreu em 16/01/2025, com dados atualizados até 03/01/2025, conforme publicado pela reportagem a época. Depois da data da última publicação, nenhum dado novo foi divulgado ao mercado.

A Receita Federal recebe dados de todas as exchanges (corretoras de criptomoedas) estabelecidas no Brasil, relativas a operações realizadas com criptoativos por pessoas ou empresas brasileiras.

Tais dados são processados, agregados e posteriormente divulgados no sítio da RFB na Internet, respeitado o sigilo fiscal. Em circunstâncias normais de funcionamento, a divulgação ocorreria mensalmente.

Vale lembrar que a divulgação de dados fiscais agregados é uma ferramenta importante para diversos públicos, como a comunidade acadêmica, entidades de classe, o meio empresarial, órgãos públicos, jornalistas e a sociedade em geral.

Além disso, a própria comunidade de investidores em criptoativos utiliza os dados para entender os movimentos do mercado.

Declaração pré-preenchida atrasou

A greve dos Auditores Fiscais não teve apenas esse efeito de atrasar a divulgação de dados das corretoras de criptomoedas.

Isso porque, a declaração pré-preenchida do IRPF atrasou. Além disso, o arquivo de Perguntas e Respostas 2025, contendo informações sobre as principais dúvidas dos contribuintes, não foi elaborado devido à greve.

Outro detalhe importante que afeta os investidores de criptomoedas no Brasil envolve o prazo para receber restituições do IRPF, que também podem atrasar.

Encomendas internacionais que chegam ao Brasil também enfrentam atrasos para chegar aos seus destinos e podem agravar setores da economia brasileira.

Nesta quarta-feira (10), a liderança do Sindifisco Nacional se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, pedindo apoio as pautas do movimento grevista, que já dura 135 dias.

Após a reunião, Josué teria sinalizado que levará a pauta em conversas com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Esther Dweck (MGI), para que o movimento termine o mais rápido possível. Até lá, dados de criptomoedas seguem no escuro para investidores.

Fonte: Greve dos Auditores Fiscais da RFB atrasa publicação de dados sobre criptomoedas

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e Greve dos Auditores Fiscais da RFB atrasa publicação de dados sobre criptomoedas Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."

Deixou passar? Leia agora!