O som no espaço e o universo de Star Wars: entenda por que o filme está errado

i606392 O som no espaço e o universo de Star Wars: entenda por que o filme está errado

O som é uma onda mecânica que precisa de um meio físico para se propagar. No ar, por exemplo, em condições ideais de pressão e temperatura, a velocidade com que as ondas sonoras se propagam é igual a 343 m/s. 

Como elas são perturbações mecânicas que precisam de um meio material para se propagar, elas não se propagam no vácuo e, portanto, não há som. Por esse motivo, o universo de Star Wars está errado: o som não pode se propagar no espaço. Sendo assim, a famosa saga de filmes não deveria ter áudio. 

i404058 O som no espaço e o universo de Star Wars: entenda por que o filme está errado
O universo de Star Wars está errado e não deveria ter som; entenda (Imagem: Lucasfilm)

Portanto, se o universo de Star Wars fosse real, os motores das naves não teriam ruídos e as batalhas no espaço não teriam som. As explosões espaciais também seriam silenciosas e, além disso, os combates entre naves inimigas seria mudo. A mesma lógica vale para outros filmes e séries de ficção científica que se passam no espaço, como Star Trek, por exemplo. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mas, então, por que as produções têm som? A resposta para essa pergunta é muito simples: sem som, muito possivelmente os filmes não cumpririam seus papéis de atrair e divertir o público, não é mesmo?

O universo de Star Wars, inclusive, possui muitas imprecisões científicas. Na saga, as naves podem viajar pelo hiperespaço a uma velocidade superior à velocidade da luz, por exemplo, o que é impossível de ser alcançado. A luz no vácuo é a entidade que se move mais rápido no universo e, segundo a Teoria da Relatividade de Einstein, sua velocidade (aproximadamente 300.000 km/s) é o limite máximo para qualquer objeto com massa.

Ainda falando sobre as naves, as manobras realizadas por elas em batalhas também não possuem embasamento, já que o movimento das aeronaves no espaço é bem diferente da forma como se movem na atmosfera, por exemplo.

i368166 O som no espaço e o universo de Star Wars: entenda por que o filme está errado
A explosão da Estrela da Morte (Imagem: Lucasfilm)

No espaço, as explosões também não aconteceriam da forma como acontecem nos filmes, já que é necessário que haja oxigênio para que o fogo possa se propagar, e não há oxigênio no espaço. Portanto, se a cena da explosão da Estrela da Morte seguisse as leis da física, ela ocorreria de forma silenciosa no vácuo do espaço e, em vez de uma bola de fogo, a estrutura se desintegraria sem a propagação de fogo.

Os famosos sabres de luz também são uma construção fantasiosa e longe da realidade, já que eles são formados por feixes de luz que, na prática, não podem parar – na verdade, eles se atravessariam. Mas, apesar dessas imprecisões, a saga ainda pode ser a porta de entrada para que crianças e adolescentes se encantem com o espaço e a ciência. 

Veja mais do Canaltech:

Assista ao vídeo e conheça curiosidades sobre a Lua que vão te surpreender

 

Leia a matéria no Canaltech.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e O som no espaço e o universo de Star Wars: entenda por que o filme está errado Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."

Deixou passar? Leia agora!