
Com mais de 90% da área plantada já colhida, a primeira safra de milho do Paraná deve alcançar a maior produtividade média da história para o ciclo: 10.627 quilos por hectare. A estimativa é da Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
A produção estimada para a primeira safra de milho é de 2,8 milhões de toneladas, 13% a mais que a do ano passado (2,5 milhões). Já área plantada abrange 268,3 mil hectares, 9% menor que em 2024 (294,3 hectares). A produtividade média de mais de 10 mil quilos por hectare, a maior da história, superando os 8.582 kg/ha do ano anterior.
O analista do Deral, Edmar Gervásio, destaca que o mercado está favorável para o produtor, que está recebendo em torno de R$ 70 por saca. “O produtor tem preços com alta acima de 40% quando comparado ao mesmo período do ano passado. E essa lavoura também teve um custo de implementação menor se comparado à anterior” afirma em nota.
No entanto, ele ressalta que os preços futuros tendem a ser menores. Segundo Gervásio, as previsões para a safra mundial são positivas, e o plantio nos Estados Unidos, maior produtor do cereal, começa em abril, com expectativa de expansão da área cultivada.
Já as estimativas para a segunda safra de milho não são tão boas. A falta de chuvas em março somadas às temperaturas devem afetar a safra ainda em desenvolvimento. Por enquanto, as previsões do Deral apontam uma produção de 15,9 milhões de toneladas.
O post Paraná: milho 1ª safra terá recorde de produtividade apareceu primeiro em Agro Estadão.
Compartilhe este conteúdo: