Safra de laranja 24/25 é a segunda menor dos últimos 37 anos
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) divulgou o relatório de fechamento da safra de laranja 2024/2025 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro. Segundo a entidade, a principal região produtora da fruta fechou o período com 230,87 milhões de caixas de 40,8 quilos, o que é 24,85% a menos do que a colheita de 2023/2024. Essa é a segunda menor safra dos últimos 37 anos.
Segundo a Fundecitrus, “as condições climáticas adversas, como clima mais seco e temperaturas mais elevadas, além da incidência do greening, foram os principais fatores pela baixa produção dessa temporada, reduzindo a quantidade e o peso dos frutos. Por outro lado, uma emissão tardia e expressiva da quarta florada atenuou uma quebra que poderia ter sido maior”.
A estimativa inicial divulgada em maio do ano passado previa uma produção de 232,38 milhões. O resultado apurado é 0,65% menor do que a expectativa inicial. Para o diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, o clima teve efeitos mais severos do que o estimado no início da safra. “O volume de chuvas ficou 31% abaixo do previsto, enquanto as temperaturas máximas registraram médias de 3 °C a 4 °C acima da média histórica”, disse em nota.
A combinação seca e temperaturas altas fizeram com que as laranjas fossem colhidas com menor peso. A falta de água afetou o desenvolvimento do fruto, já o calor acelerou a maturação, o que levou a uma antecipação da colheita.
Outro ponto que contribuiu para os números baixos da safra foi a ocorrência de greening. A doença foi responsável pela perda de 25 milhões de caixas. O bicho-furão e a mosca-das-frutas também tiveram impacto relevante, com 12 milhões de caixas perdidas. Ao todo, a taxa média de queda de frutos foi de 17,8%, a menor registrada nos últimos cinco anos, gerando uma perda estimada em 50 milhões de caixas.
Quanto ao peso da laranja, a média ficou em 159 gramas, abaixo das 169 gramas previstas no início da safra. “O peso observado é inferior ao peso médio dos últimos 10 anos, que é de 163 gramas por fruto”, pontuou a entidade. A primeira, segunda e terceira florada da safra 24/25 tiveram uma média de 162 gramas, já a quarta florada atingiu somente 146 gramas.
O relatório ainda discrimina a quantidade colhida conforme a variedade da laranja:
- 37,63 milhões de caixas das variedades precoces Hamlin, Westin e Rubi;
- 15,60 milhões de caixas das variedades precoces Valência Americana, Seleta, Pineapple e Alvorada;
- 74,70 milhões de caixas da variedade de meia-estação Pera Rio;
- 75,99 milhões de caixas das variedades tardias Valência e Valência Folha Murcha;
- 26,95 milhões de caixas da variedade tardia Natal.
A estimativa da safra 2025/2026 da Fundecitrus está prevista para ser anunciada no próximo dia 09 de maio.
O post Safra de laranja 24/25 é a segunda menor dos últimos 37 anos apareceu primeiro em Agro Estadão.
Share this content:
Deixe seu comentário