Agro Estadão, Atualidades, Curiosidades

Semeadoras do Agro lançam campanha de prevenção ao câncer do colo do útero

campanha-semeadoras-do-agro-150x150-1 Semeadoras do Agro lançam campanha de prevenção ao câncer do colo do útero

Por meio da Comissão Semeadoras do Agro, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), lançou nesta segunda-feira, 31, a campanha de prevenção ao câncer do colo do útero. A iniciativa intitulada “Semear é Cuidar” amplia as ações da entidade em prol da saúde das mulheres no campo. 

No Brasil, o câncer do colo do útero é o quarto tipo com maior incidência entre as mulheres. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2025 estima-se o surgimento de 17 mil novos casos, representando uma taxa incidência de mais de 15 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar dos números, esse tipo de câncer que afeta a parte inferior do útero feminino, pode ser evitado e curável quando detectado precocemente. 

Com esse intuito, de prevenção, a comissão Semeadoras do Agro vai percorrer o interior de São Paulo proporcionando exames médicos às produtoras rurais. “A partir da semana que vem a gente começa a levar essa ação para o interior, fazendo todos os exames de prevenção do câncer do colo do útero nos nossos sindicatos rurais. Nós temos uma meta de, neste ano, atender 60 municípios, o que corresponde a cerca de 3 mil mulheres atendidas”, explica Juliana Farah, produtora rural e presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP. 

Para além da campanha de prevenção ao câncer do colo do útero, o Projeto Semear é Cuidar também incluirá exames gratuitos e conscientização sobre prevenção de diversas doenças. No caso de haver alguma suspeita de existência de tumor, ultrassonografias mamárias, biópsias e exames laboratoriais são realizados em laboratórios privados, sem nenhum custo às pacientes.

Presente no lançamento da campanha, o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, destacou a importância das mulheres no desenvolvimento rural. Lembrando do exemplo de sua avó, professora de alfabetização, ressaltou como a educação e a saúde sempre foram preocupações essenciais no campo. “Isso [educação] culminou na construção da saúde do campo. Promover a saúde no campo foi conduzido pelas mulheres e hoje está sendo capitaneado pelas semeadoras, que trabalham efetivamente com mulheres, crianças e a família”, afirmou Meirelles. 

Homenagens e comemoração

Além do lançamento da campanha de prevenção ao câncer do colo do útero, em um evento com a presença de inúmeras produtoras rurais, a Comissão Semeadoras do Agro da FAESP comemorou três anos de trabalho. 

Para marcar a data, algumas mulheres, que desenvolveram trabalhos ligados ao setor, foram homenageadas. Uma delas foi a presidente da Comissão. Ao Agro Estadão, Juliana enfatizou a resiliência feminina no campo. “Eu digo que as mulheres do campo têm que ser homenageadas todos os dias, porque todos nós precisamos de alimento e ele está na mão do produtor e da produtora rural. E nós temos muitas mulheres do campo, mas na invisibilidade. Então, essa é a grande missão das semeadoras, trazer essas mulheres para a visibilidade”, salientou. 

A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), também foi homenageada. Ela se disse honrada pelo reconhecimento e ressaltou a importância de iniciativas como as conduzidas pelas Semeadoras do Agro, que buscam levar ao campo acesso à saúde. “Eu acho que essa homenagem é para todas as mulheres agricultoras, e principalmente aquelas pequenas, que vêm cada vez mais querendo ter conhecimento em programas como esse. As Semeadoras fazem a diferença para todas as produtoras, mas principalmente para aquelas que, às vezes, não têm condições de chegar à cidade e de ter esse acompanhamento técnico”, observou Tereza. 

Silvia Massruhá, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi igualmente agraciada. Massruhá acredita que a mulher tem uma visão sistêmica, com capacidade de olhar não somente para o aspecto econômico, como também para o social e sustentável. “Como primeira presidente da Embrapa, hoje é uma honra, mas uma responsabilidade muito grande como representatividade das mulheres, mas mais do que isso, é servir de estímulo para que novas mulheres também assumam cargos de liderança, seja na pesquisa, na gestão, na produção ou no empreendedorismo rural”, comentou. 

Outras mulheres, com ações notáveis no setor, receberam a distinção na sede da FAESP em São Paulo. São elas:

  • Ivelle Lacerda Meirelles, professora e esposa de Fábio Meirelles
  • Damares Regina Alves, senadora e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Cristiane Britto, advogada e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Edna Macedo, deputada estadual (Republicanos-SP)
  • Sonaira Fernandes, vereadora presidente da Câmara de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de SP
  • Gracinha Carvalho Caiado, primeira-dama de Goiás
  • Regina Nunes, primeira-dama da cidade de São Paulo

O post Semeadoras do Agro lançam campanha de prevenção ao câncer do colo do útero apareceu primeiro em Agro Estadão.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e Semeadoras do Agro lançam campanha de prevenção ao câncer do colo do útero Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade