TCU aprova auditoria em créditos de descarbonização do RenovaBio

Adobe-Stock-etanol-150x150-1 TCU aprova auditoria em créditos de descarbonização do RenovaBio

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a realização de uma auditoria para avaliar a eficácia da comercialização dos Créditos de Descarbonização (CBios) no cumprimento das metas da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). O objetivo é identificar possíveis fragilidades ou deficiências relevantes nesse mercado que comprometam o alcance das metas do programa.

O RenovaBio passou a operar no final de 2019. Segundo o acórdão, já em 2020, cerca de 15 milhões de CBios foram negociados, movimentando aproximadamente R$ 650 milhões e atingindo 98% da meta estabelecida. Em 2024, o mercado avançou significativamente, com a geração de mais de 42 milhões de CBios, superando a meta de 39 milhões e movimentando cerca de R$ 3 bilhões.

A auditoria foi solicitada pela Unidade de Auditoria Especializada em Petróleo, Gás Natural e Mineração (AudPetróleo) e aprovada pela Secretaria de Controle Externo de Energia e Comunicações (SecexEnergia). O relator do processo, ministro Jorge Oliveira, destacou que foi relator do Processo 029.070/2024-4 onde a AudPetróleo apontou a necessidade de se avaliar a efetividade e a transparência do programa. O apontamento se referia especialmente às regras do RenovaBio em relação à comercialização de CBios, “as quais possuem deficiências passíveis de comprometer as metas de descarbonização e de elevar os custos para os distribuidores e os consumidores”, lembrou o relator.

Fiscalização das distribuidoras

Nesta semana, o governo federal editou um decreto que amplia a fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre distribuidoras de combustíveis. A medida tem como foco o acompanhamento do cumprimento das metas obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa, além da verificação do volume mínimo de biodiesel adicionado ao diesel.

O decreto também estabelece penalidades mais rigorosas para as distribuidoras que não atingirem as metas de descarbonização. Entidades do setor elogiaram a iniciativa, destacando que as novas regras representam um avanço para o RenovaBio e contribuem para o fortalecimento da segurança jurídica.

O post TCU aprova auditoria em créditos de descarbonização do RenovaBio apareceu primeiro em Agro Estadão.

Share this content:

Não perca nossas dicas!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

1f91e TCU aprova auditoria em créditos de descarbonização do RenovaBio Fique por dentro das últimas publicações! É rápido, fácil e gratuito! Basta inserir seu e-mail abaixo e fazer parte da nossa comunidade.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

"Pai orgulhoso do Davi e da Leonor, casado com a Roberta, minha parceira de vida e meu maior apoio. Como conservador, acredito profundamente na importância da justiça e do reconhecimento do esforço individual, valores que considero fundamentais para construir uma vida íntegra e significativa. Minha fé evangélica é o alicerce que sustenta minha existência, pois acredito que Deus é a razão e a fonte de tudo, guiando meus passos e dando propósito a cada escolha que faço. Vivo para honrar meus princípios e para cultivar uma vida baseada na verdade, na ética e no amor ao próximo, sempre buscando ser um exemplo para minha família e comunidade."

Deixe seu comentário

Deixou passar? Leia agora!