
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, teve uma agenda com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, nesta sexta-feira, 11. O encontro foi por videoconferência e, segundo o governo brasileiro, foi a pedido do próprio ministro chinês.
Em nota, o MDIC afirmou que as autoridades “trocaram impressões sobre as alterações tarifárias em curso no cenário internacional”. A guerra comercial entre Estados Unidos e China escalou com anúncios de taxas adicionais entre os dois países. O capítulo mais recente até o momento são as recentes tarifas chinesas sobre produtos norte-americanos, que saltaram de 84% para 125%.
Segundo o lado brasileiro, ambos os ministros “convergiram na defesa do multilateralismo e do sistema internacional de comércio baseado em regras, com o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC)”.
Outro ponto discutido foi a reunião dos ministros do comércio dos BRICS. O Brasil preside o grupo neste ano e, em maio, haverá o encontro entre os ministros em Brasília (DF). A China é o principal destino das exportações brasileiras. Somente no mês de março, no recorte dos produtos do agronegócio, o país asiáticou comprou US$ 5,7 bilhões.
O post Alckmin discute guerra tarifária com ministro do Comércio da China apareceu primeiro em Agro Estadão.
Compartilhe este conteúdo: